Regulamento

S J P CUP

Regulamento Geral – Libertadores 2024 – Taça Luson

2024

Este regulamento é o conjunto das obrigações que regem o Campeonato S.J.P CUP de Futsal 2024

CAPÍTULO I

DO OBJETO E ORGANIZAÇÃO

Art.1° – A competição tem como finalidade proporcionar aos seus atletas experiências esportivas do futsal amador, levando a uma sensação única de um atleta profissional, também tem como objetivo unir todos os boleiros que amam esse esporte.

Art.2° – Este regulamento contém todas as normas e leis que norteiam e disciplinam o S.J.P CUP, edição LIBERTADORES, sendo que é dever de todos que estão ligados a ele conhecê-lo e deve ser fielmente obedecido por todas as pessoas que dele estiverem participando, sejam atletas, dirigentes, árbitros etc.;

Art.3° – A organização do Campeonato é de responsabilidade da CDSJP (Comissão Desportiva SJP), a qual compete dirigir conforme as disposições deste regulamento, assegurando todas as condições necessárias para o perfeito andamento do mesmo.

CAPÍTULO II

DA PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS

Art.4° – Para participar do Campeonato, os atletas deverão atender todos os itens abaixo:

  • Ter seu pedido de inscrição homologado pela organização do campeonato;
  • Pagar a taxa de inscrição até a data estipulada;
  • Entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida e acompanhada da documentação solicitada
  • PARÁGRAFO ÚNICO: Se o atleta desistir da competição por qualquer motivo, a organização ficará desobrigada em devolver o valor da inscrição, além disso o atleta terá que devolver o uniforme. Situações relacionadas a lesões, mediante a comprovação médica, o caso será avaliado (O valor máximo a ser restituído será de 50% do valor total pago da inscrição). A taxa de inscrição dá direito ao uniforme completo (Camisa, calção e meião), isenção das taxas de arbitragem e do aluguel da quadra[JW1] .

CAPÍTULO III

SORTEIO DOS ATLETAS

Art.5° – Após o término das inscrições a organização efetuará o sorteio dos atletas nas respectivas equipes do campeonato.

– Cada atleta terá uma pontuação pré-definida pela organização da competição;

– As categorias (Potes) serão definidas da seguinte maneira:

POTE 1 – DIAMANTE

POTE 2 – OURO

POTE 3 – PRATA

POTE 4 – BRONZE

POTE 5 – GOLEIRO

CAPÍTULO IV

TIMES

 Art.6°- O campeonato será composta por 16 equipes

Art.7°- Cada equipe será formada por oito jogadores, sendo sete de linha e um goleiro

Art.8° – A organização autoriza a utilização de um goleiro reserva, mediante inscrição prévia.

Art.9° – Após o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas para o campeonato, será aberta a “Lista de espera”. Ficará de responsabilidade da CDSJP administrar e acompanhar as possíveis mudanças e substituições de atletas durante a competição;

CAPÍTULO III

DA DISCIPLINA

Art.9°- É obrigação da organização e de todos os atletas:

  1. Cumprir e fazer com que se cumpram as determinações deste regulamento;
  2. Apresentar-se no local das competições uniformizado e com devida antecedência ao horário marcado para seus jogos;
  3. Respeitar as decisões emanadas dos árbitros e seus auxiliares e da CDSJP (Comissão Desportiva SJP); e
  4. Fair Play esportivo, zelando especialmente pela integridade física, ética, social e moral a todos envolvidos na competição.

Art.10°- As transgressões ao presente regulamento, cometidas pelas equipes e ou seus integrantes, incluindo-se aí, atletas, dirigentes e auxiliares, serão punidas na forma apresentada neste capítulo, sendo competentes para aplicação das penas os seguintes órgãos:

  1. Comissão de Julgamento;

PARÁGRAFO ÚNICO: Somente serão recebidos pela Comissão Organizadora, os protestos que derem entrada até 48 horas após a ocorrência do fato, o mesmo deve ser enviado por e-mail sjpcupoficial@gmail.com, ou no grupo dos capitães, acompanhado das devidas provas.

Art.11°- Ressalvada as disposições do artigo anterior, ainda será aplicada a pena da suspensão automática nos seguintes casos:

  1. O atleta que for punido pelo árbitro com cartão vermelho, cumprirá pena de suspensão automática por um jogo;
  2. A cada série de 3 (três) cartões amarelos recebidos pelo atleta, este deverá cumprir suspensão automática de um jogo;
  3. O atleta que receber duas punições diferentes na mesma partida (cartão amarelo e posteriormente o vermelho) ambos serão computados;
  4. Caso o atleta tenha 3 (três) cartões amarelos e 1 (um) vermelho, suspensão de 2 (duas) partidas;

PARÁGRAFO ÚNICO: Os cartões amarelos serão eliminados quando passar de fase, caso o atleta tenha levado o terceiro amarelo na última partida da fase (ou vermelho) cumprirá a punição nas partidas de quartas de final e semifinal.

Art.12°- Independente de outras punições legais, a Comissão Organizadora, poderá aplicar a seu critério, os atletas;

(ESTANDO ELES EM QUADRA OU NÃO);

  1. Advertência verbal ou escrita;
  2. Afastamento do recinto;
  3. Perda de pontos;
  4. Desligamento da Competição (Sem nenhuma devolução da taxa de inscrição);
  5. Eliminação das próximas competições

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O atleta já punido, que continuar agredindo verbalmente ou fisicamente, se relatado em súmula terá o acúmulo de penalidade por reincidência, ora entendido como o dobro das penalidades dispostas no artigo 11, alínea ‘b’ e ‘c’ do presente regulamento.

PARÁGRAFO SEGUNDO: O atleta poderá sofrer punição dentro e fora da quadra, mesmo não relatada em súmula, caso uma autoridade do evento se manifeste.

Em caso de agressão física com atletas, arbitragem ou qualquer membro da organização, o ATLETA SERÁ EXPULSO DO CAMPEONATO SEM DIREITO A REEMBOLSO DA INSCRIÇÃO

Art.13°- Quanto às infrações, serão utilizados:

  • Advertência: cartão amarelo
  • Expulsão: cartão vermelho – O atleta será excluído da partida e ficará automaticamente fora da partida seguinte.
  • Após 2 minutos ou um gol sofrido a equipe será autorizada para substituir o atleta expulso.

CAPÍTULO V

FORMA DE DISPUTA

Art.16°- As formas de disputa, serão da seguinte maneira:

PARÁGRAFO PRIMEIRO: A forma de disputa será todos contra todos, classificando os 8 primeiros e gerando um cruzamento para as quartas de finais.
(1°x8°, 2°x7°, 3°x6° e 4°x 5°).

PARÁGRAFO SEGUNDO: O chaveamento será divulgado ao término da primeira fase.

Art.17°- As partidas serão disputadas em 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos, com 05 (cinco) minutos de intervalo e o último minuto de cada tempo será cronometrado.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Cada equipe terá direito de pedir um tempo de 1 minuto por período;

Art.18°- É válido gol de escanteio;

Art.19°- As eventuais lesões ocorridas no campeonato não serão de responsabilidade da organização do campeonato, cabendo a todos os atletas a disputar a competição em perfeitas condições de saúde para prática do esporte.

Art.20° – A partida será suspensa se no decorrer dela, a equipe ficar com 2 jogadores. Caso esta equipe esteja vencendo a partida, reverterá o placar para o mínimo de 3 X 0 para o adversário e, se a equipe contrária estiver ganhando manterá o resultado do placar e todas as punições.

É vedado o início de uma partida se uma das equipes tiver menos de 4 (quatro) jogadores, nem terá continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 03 (três) jogadores na quadra de jogo.

Parágrafo 1 – O prazo para se considerar um W X O é de 15 minutos, APÓS acionado o cronômetro e, este o será feito somente com a assinatura do capitão na súmula do jogo e, além dos três pontos ganhos, será conferido o placar de 3 X 0 (três a zero) a equipe que comparecer no jogo.

Parágrafo 2 – O aquecimento em quadra ficará restrito ao tempo necessário para os mesários encerrarem os trabalhos de anotações do jogo anterior e prepararem a súmula para o jogo.

Parágrafo 3 – A numeração dos atletas deverá ser apresentada à mesa, 15 minutos antes do início de cada jogo.

Parágrafo 4 – Em caso de WO, institui-se o pagamento de uma cesta básica para uma instituição social escolhida pela organização, em caso de não pagamento (até o próximo jogo) a equipe será automaticamente desclassificada.

Parágrafo 5 – Para fazer jus à vitória por WO, a equipe presente deverá estar em quadra com o número regulamentar de atletas, uniformizados, prontos para partida.
(Se o capitão adversário comunicar antecipadamente a ausência, não será obrigatório que a equipe adversária esteja em quadra. Essa notificação deve ser formalizada pelo menos um dia antes da partida, e tanto os capitães quanto a diretoria precisam estar cientes da situação.)

Parágrafo 6 – Constatando-se a ausência das duas equipes após a tolerância permitida, será configurado o duplo WO consignando-se uma derrota pelo placar de 3X0 para ambas as equipes, além das demais sanções cabíveis.

Parágrafo 7 – Se por qualquer motivo durante uma partida, qualquer das equipes ficar reduzida ao número legal mínimo (02 atletas) será determinado o final da partida e a vitória será consignada para a equipe que permanecer em quadra com o placar registrado na hora do acontecimento se a mesma estiver vencendo, ou, por 3X0 se estiver perdendo.

Parágrafo 8– O atleta poderá entrar em quadra em qualquer tempo do jogo, desde que esteja devidamente uniformizado e seu nome e numeração estiverem em súmula, no entanto, caso chegue no decorrer do 1° tempo, só poderá entrar em quadra no 2° tempo, caso chegue no decorrer do 2° tempo, não será mais permitido a entrada do atleta.

PARÁGRAFO ÚNICO: O presente artigo será aplicado na íntegra caso uma equipe, após advertida pelo árbitro, se recuse a continuar competindo, de acordo com os parágrafos acima.

Art.21°- As equipes serão classificadas segundo o índice técnico obtido através dos critérios abaixo especificados na ordem:

  1. Entre duas equipes:

– Maior número de vitórias;
– Confronto direto;
– Saldo de gol;
– Menor número de cartões amarelos;
– Menor número de cartões vermelhos;
– Sorteio;

Art.22°- Os pontos ganhos serão aferidos da seguinte forma:

  1. Vitória: 3 pontos
  2. Empate: 1 ponto
  3. Derrota: 0 ponto

Art.23°- Em caso de empate em uma partida onde deverá se conhecer o vencedor, será adotado o seguinte critério:

  1. Cobrança de 05 (cinco) penalidades alternadas, por jogadores devidamente relacionados em súmula.
  2. Se continuar empatado, 01 (um) pênalti alternado, até que se conheça o vencedor, não podendo repetir o mesmo batedor até que se feche o ciclo de atletas.
  3. No caso de cobrança de pênaltis as equipes serão reduzidas ao mesmo número de atletas batedores.

PARÁGRAFO ÚNICO: O árbitro quando da realização das penalidades, verificará o número de atletas de cada equipe, devendo obrigatoriamente equiparar o número de jogadores.

 CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art.24° – A edição do Campeonato SJ.P CUP – Edição 2024 terá como local de competição o Ginásio MASTER CLUBE – Afonso Pena com jogos aos sábados.

1- Jogo (10hrs)

2- Jogo (11hrs)

3- Jogo (12hrs)

4- Jogo (13hrs)

.

Art.26° – As inscrições para o Campeonato acontecerão do dia 01 de novembro de 2023 até o fechamento das vagas. Após o término das inscrições será marcado o sorteio dos atletas em suas respectivas seleções. O sorteio será aberto para todos os atletas que desejam participar.

Art.27° – O Congresso Técnico será realizado em janeiro/23 com horários a serem divulgados. Essa reunião tem como objetivo sanar todas as dúvidas antes do início do campeonato.

Art. 28- A tabela, horários e dias de jogos, poderão sofrer alterações de acordo com as necessidades da organização;

Art. 29°- Caberá à Comissão Organizadora resolver todos os casos omissos no presente regulamento.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os atletas do Campeonato S.J.P CUP – Edição 2023 renunciam de livre e espontaneamente e de forma expressa, ao direito de recorrer à justiça comum, submetendo-se a este regulamento e às decisões da Comissão Organizadora.

PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO S.J.P CUP – Edição 2023

1° Lugar – Troféu e medalhas para todos os atletas + desconto na taxa de inscrição da próxima temporada + Churrasco (Open Food e open bar na Barbearia Kilt)
2° Lugar – Medalhas para todos os atletas
3° Lugar – Medalhas para todos os atletas

Bola de ouro – Melhor jogador do campeonato + R$2.000,00
Bola de Prata – Segundo melhor jogador do campeonato – R$1.500,00
Bola de Bronze – Terceiro melhor jogador do campeonato – R$1.000,00

Luva de Ouro – Melhor goleiro do campeonato – R$1.500,00

Chuteira de Ouro – Atleta com mais gols no campeonato (Caso dois atletas terminem com a mesma quantidade de gols, o critério de desempate será o jogador que chegar mais longe na competição)

Seleção do campeonato – Os 7 melhores jogadores de linha + 2 melhores goleiros

Troféu Craque da partida – Melhor jogador de cada partida