
S J P CUP
Regulamento Geral – Libertadores 2024 – Taça Luson
2024
Este regulamento é o conjunto das obrigações que regem o Campeonato S.J.P CUP de Futsal 2024
CAPÍTULO I
DO OBJETO E ORGANIZAÇÃO
Art.1° – A competição tem como finalidade proporcionar aos seus atletas experiências esportivas do futsal amador, levando a uma sensação única de um atleta profissional, também tem como objetivo unir todos os boleiros que amam esse esporte.
Art.2° – Este regulamento contém todas as normas e leis que norteiam e disciplinam o S.J.P CUP, edição LIBERTADORES, sendo que é dever de todos que estão ligados a ele conhecê-lo e deve ser fielmente obedecido por todas as pessoas que dele estiverem participando, sejam atletas, dirigentes, árbitros etc.;
Art.3° – A organização do Campeonato é de responsabilidade da CDSJP (Comissão Desportiva SJP), a qual compete dirigir conforme as disposições deste regulamento, assegurando todas as condições necessárias para o perfeito andamento do mesmo.
CAPÍTULO II
DA PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS
Art.4° – Para participar do Campeonato, os atletas deverão atender todos os itens abaixo:
- Ter seu pedido de inscrição homologado pela organização do campeonato;
- Pagar a taxa de inscrição até a data estipulada;
- Entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida e acompanhada da documentação solicitada
- PARÁGRAFO ÚNICO: Se o atleta desistir da competição por qualquer motivo, a organização ficará desobrigada em devolver o valor da inscrição, além disso o atleta terá que devolver o uniforme. Situações relacionadas a lesões, mediante a comprovação médica, o caso será avaliado (O valor máximo a ser restituído será de 50% do valor total pago da inscrição). A taxa de inscrição dá direito ao uniforme completo (Camisa, calção e meião), isenção das taxas de arbitragem e do aluguel da quadra[JW1] .
CAPÍTULO III
SORTEIO DOS ATLETAS
Art.5° – Após o término das inscrições a organização efetuará o sorteio dos atletas nas respectivas equipes do campeonato.
– Cada atleta terá uma pontuação pré-definida pela organização da competição;
– As categorias (Potes) serão definidas da seguinte maneira:
POTE 1 – DIAMANTE
POTE 2 – OURO
POTE 3 – PRATA
POTE 4 – BRONZE
POTE 5 – GOLEIRO
CAPÍTULO IV
TIMES
Art.6°- O campeonato será composta por 16 equipes
Art.7°- Cada equipe será formada por oito jogadores, sendo sete de linha e um goleiro
Art.8° – A organização autoriza a utilização de um goleiro reserva, mediante inscrição prévia.
Art.9° – Após o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas para o campeonato, será aberta a “Lista de espera”. Ficará de responsabilidade da CDSJP administrar e acompanhar as possíveis mudanças e substituições de atletas durante a competição;
CAPÍTULO III
DA DISCIPLINA
Art.9°- É obrigação da organização e de todos os atletas:
- Cumprir e fazer com que se cumpram as determinações deste regulamento;
- Apresentar-se no local das competições uniformizado e com devida antecedência ao horário marcado para seus jogos;
- Respeitar as decisões emanadas dos árbitros e seus auxiliares e da CDSJP (Comissão Desportiva SJP); e
- Fair Play esportivo, zelando especialmente pela integridade física, ética, social e moral a todos envolvidos na competição.
Art.10°- As transgressões ao presente regulamento, cometidas pelas equipes e ou seus integrantes, incluindo-se aí, atletas, dirigentes e auxiliares, serão punidas na forma apresentada neste capítulo, sendo competentes para aplicação das penas os seguintes órgãos:
- Comissão de Julgamento;
PARÁGRAFO ÚNICO: Somente serão recebidos pela Comissão Organizadora, os protestos que derem entrada até 48 horas após a ocorrência do fato, o mesmo deve ser enviado por e-mail sjpcupoficial@gmail.com, ou no grupo dos capitães, acompanhado das devidas provas.
Art.11°- Ressalvada as disposições do artigo anterior, ainda será aplicada a pena da suspensão automática nos seguintes casos:
- O atleta que for punido pelo árbitro com cartão vermelho, cumprirá pena de suspensão automática por um jogo;
- A cada série de 3 (três) cartões amarelos recebidos pelo atleta, este deverá cumprir suspensão automática de um jogo;
- O atleta que receber duas punições diferentes na mesma partida (cartão amarelo e posteriormente o vermelho) ambos serão computados;
- Caso o atleta tenha 3 (três) cartões amarelos e 1 (um) vermelho, suspensão de 2 (duas) partidas;
PARÁGRAFO ÚNICO: Os cartões amarelos serão eliminados quando passar de fase, caso o atleta tenha levado o terceiro amarelo na última partida da fase (ou vermelho) cumprirá a punição nas partidas de quartas de final e semifinal.
Art.12°- Independente de outras punições legais, a Comissão Organizadora, poderá aplicar a seu critério, os atletas;
(ESTANDO ELES EM QUADRA OU NÃO);
- Advertência verbal ou escrita;
- Afastamento do recinto;
- Perda de pontos;
- Desligamento da Competição (Sem nenhuma devolução da taxa de inscrição);
- Eliminação das próximas competições
PARÁGRAFO PRIMEIRO: O atleta já punido, que continuar agredindo verbalmente ou fisicamente, se relatado em súmula terá o acúmulo de penalidade por reincidência, ora entendido como o dobro das penalidades dispostas no artigo 11, alínea ‘b’ e ‘c’ do presente regulamento.
PARÁGRAFO SEGUNDO: O atleta poderá sofrer punição dentro e fora da quadra, mesmo não relatada em súmula, caso uma autoridade do evento se manifeste.
Em caso de agressão física com atletas, arbitragem ou qualquer membro da organização, o ATLETA SERÁ EXPULSO DO CAMPEONATO SEM DIREITO A REEMBOLSO DA INSCRIÇÃO
Art.13°- Quanto às infrações, serão utilizados:
- Advertência: cartão amarelo
- Expulsão: cartão vermelho – O atleta será excluído da partida e ficará automaticamente fora da partida seguinte.
- Após 2 minutos ou um gol sofrido a equipe será autorizada para substituir o atleta expulso.
CAPÍTULO V
FORMA DE DISPUTA
Art.16°- As formas de disputa, serão da seguinte maneira:
PARÁGRAFO PRIMEIRO: A forma de disputa será todos contra todos, classificando os 8 primeiros e gerando um cruzamento para as quartas de finais.
(1°x8°, 2°x7°, 3°x6° e 4°x 5°).
PARÁGRAFO SEGUNDO: O chaveamento será divulgado ao término da primeira fase.
Art.17°- As partidas serão disputadas em 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos, com 05 (cinco) minutos de intervalo e o último minuto de cada tempo será cronometrado.
PARÁGRAFO PRIMEIRO: Cada equipe terá direito de pedir um tempo de 1 minuto por período;
Art.18°- É válido gol de escanteio;
Art.19°- As eventuais lesões ocorridas no campeonato não serão de responsabilidade da organização do campeonato, cabendo a todos os atletas a disputar a competição em perfeitas condições de saúde para prática do esporte.
Art.20° – A partida será suspensa se no decorrer dela, a equipe ficar com 2 jogadores. Caso esta equipe esteja vencendo a partida, reverterá o placar para o mínimo de 3 X 0 para o adversário e, se a equipe contrária estiver ganhando manterá o resultado do placar e todas as punições.
É vedado o início de uma partida se uma das equipes tiver menos de 4 (quatro) jogadores, nem terá continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 03 (três) jogadores na quadra de jogo.
Parágrafo 1 – O prazo para se considerar um W X O é de 15 minutos, APÓS acionado o cronômetro e, este o será feito somente com a assinatura do capitão na súmula do jogo e, além dos três pontos ganhos, será conferido o placar de 3 X 0 (três a zero) a equipe que comparecer no jogo.
Parágrafo 2 – O aquecimento em quadra ficará restrito ao tempo necessário para os mesários encerrarem os trabalhos de anotações do jogo anterior e prepararem a súmula para o jogo.
Parágrafo 3 – A numeração dos atletas deverá ser apresentada à mesa, 15 minutos antes do início de cada jogo.
Parágrafo 4 – Em caso de WO, institui-se o pagamento de uma cesta básica para uma instituição social escolhida pela organização, em caso de não pagamento (até o próximo jogo) a equipe será automaticamente desclassificada.
Parágrafo 5 – Para fazer jus à vitória por WO, a equipe presente deverá estar em quadra com o número regulamentar de atletas, uniformizados, prontos para partida.
(Se o capitão adversário comunicar antecipadamente a ausência, não será obrigatório que a equipe adversária esteja em quadra. Essa notificação deve ser formalizada pelo menos um dia antes da partida, e tanto os capitães quanto a diretoria precisam estar cientes da situação.)
Parágrafo 6 – Constatando-se a ausência das duas equipes após a tolerância permitida, será configurado o duplo WO consignando-se uma derrota pelo placar de 3X0 para ambas as equipes, além das demais sanções cabíveis.
Parágrafo 7 – Se por qualquer motivo durante uma partida, qualquer das equipes ficar reduzida ao número legal mínimo (02 atletas) será determinado o final da partida e a vitória será consignada para a equipe que permanecer em quadra com o placar registrado na hora do acontecimento se a mesma estiver vencendo, ou, por 3X0 se estiver perdendo.
Parágrafo 8– O atleta poderá entrar em quadra em qualquer tempo do jogo, desde que esteja devidamente uniformizado e seu nome e numeração estiverem em súmula, no entanto, caso chegue no decorrer do 1° tempo, só poderá entrar em quadra no 2° tempo, caso chegue no decorrer do 2° tempo, não será mais permitido a entrada do atleta.
PARÁGRAFO ÚNICO: O presente artigo será aplicado na íntegra caso uma equipe, após advertida pelo árbitro, se recuse a continuar competindo, de acordo com os parágrafos acima.
Art.21°- As equipes serão classificadas segundo o índice técnico obtido através dos critérios abaixo especificados na ordem:
- Entre duas equipes:
– Maior número de vitórias;
– Confronto direto;
– Saldo de gol;
– Menor número de cartões amarelos;
– Menor número de cartões vermelhos;
– Sorteio;
Art.22°- Os pontos ganhos serão aferidos da seguinte forma:
- Vitória: 3 pontos
- Empate: 1 ponto
- Derrota: 0 ponto
Art.23°- Em caso de empate em uma partida onde deverá se conhecer o vencedor, será adotado o seguinte critério:
- Cobrança de 05 (cinco) penalidades alternadas, por jogadores devidamente relacionados em súmula.
- Se continuar empatado, 01 (um) pênalti alternado, até que se conheça o vencedor, não podendo repetir o mesmo batedor até que se feche o ciclo de atletas.
- No caso de cobrança de pênaltis as equipes serão reduzidas ao mesmo número de atletas batedores.
PARÁGRAFO ÚNICO: O árbitro quando da realização das penalidades, verificará o número de atletas de cada equipe, devendo obrigatoriamente equiparar o número de jogadores.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Art.24° – A edição do Campeonato SJ.P CUP – Edição 2024 terá como local de competição o Ginásio MASTER CLUBE – Afonso Pena com jogos aos sábados.
1- Jogo (10hrs)
2- Jogo (11hrs)
3- Jogo (12hrs)
4- Jogo (13hrs)
.
Art.26° – As inscrições para o Campeonato acontecerão do dia 01 de novembro de 2023 até o fechamento das vagas. Após o término das inscrições será marcado o sorteio dos atletas em suas respectivas seleções. O sorteio será aberto para todos os atletas que desejam participar.
Art.27° – O Congresso Técnico será realizado em janeiro/23 com horários a serem divulgados. Essa reunião tem como objetivo sanar todas as dúvidas antes do início do campeonato.
Art. 28- A tabela, horários e dias de jogos, poderão sofrer alterações de acordo com as necessidades da organização;
Art. 29°- Caberá à Comissão Organizadora resolver todos os casos omissos no presente regulamento.
PARÁGRAFO ÚNICO: Os atletas do Campeonato S.J.P CUP – Edição 2023 renunciam de livre e espontaneamente e de forma expressa, ao direito de recorrer à justiça comum, submetendo-se a este regulamento e às decisões da Comissão Organizadora.
PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO S.J.P CUP – Edição 2023
1° Lugar – Troféu e medalhas para todos os atletas + desconto na taxa de inscrição da próxima temporada + Churrasco (Open Food e open bar na Barbearia Kilt)
2° Lugar – Medalhas para todos os atletas
3° Lugar – Medalhas para todos os atletas
Bola de ouro – Melhor jogador do campeonato + R$2.000,00
Bola de Prata – Segundo melhor jogador do campeonato – R$1.500,00
Bola de Bronze – Terceiro melhor jogador do campeonato – R$1.000,00
Luva de Ouro – Melhor goleiro do campeonato – R$1.500,00
Chuteira de Ouro – Atleta com mais gols no campeonato (Caso dois atletas terminem com a mesma quantidade de gols, o critério de desempate será o jogador que chegar mais longe na competição)
Seleção do campeonato – Os 7 melhores jogadores de linha + 2 melhores goleiros
Troféu Craque da partida – Melhor jogador de cada partida